Descubra como funciona a Assinatura Digital e as vantagens que pode trazer à sua empresa

Você já deve ter se deparado com esse termo que se popularizou especialmente nos últimos anos: assinatura digital.

Com a informatização de muitos serviços, as empresas de tecnologia da informação, o governo e algumas outras esferas se preocuparam com a segurança e a possibilidade de fraude diante de serviços tão importantes que podem ser prestados virtualmente, como emissão de documentos, por exemplo.

Para muitos profissionais, como advogados e contadores, por exemplo, a profissão é impraticável sem ter uma assinatura digital.

No entanto, todos os empresários podem ser beneficiados com esse recurso.

Neste artigo você irá descobrir como a assinatura digital funciona e quais são as vantagens que ela oferece ao seu negócio.

Como funciona a assinatura digital?

Assinatura digital é uma prática regulamentada por lei, por meio da Medida Provisória nº 2.200-2/2001, além de outros atos normativos que endossam a validade e as regem a prática relacionada a esse instrumento.

A assinatura digital é feita por meio de códigos criptografados, de forma que uma pessoa pode assinar um documento virtualmente.

Isso é feito mediante login e senha em certos domínios da internet, utilizando SMS, token, cartão digital, dentre outros dispositivos.

Por meio dela, é possível solicitar documentos, assinar contratos e autenticar sua assinatura em espaços diversos.

Benefícios da assinatura digital

Os benefícios que a assinatura digital oferece são inúmeros: desde os monetários até em relação à otimização de tempo. Confira:

1.     Economia de tempo

Toda a população sabe que o Brasil é um país com alto teor de burocracia, principalmente em assuntos relacionados a empresas – abertura, alteração, encerramento, solicitações diversas, etc.

Além disso, muitas pessoas moram em cidades que não possuem postos da Receita Federal, Receita Estadual, INSS, ou demais órgãos que possam precisar.

Isso faz com que, muitas vezes, essas pessoas precisem se dirigir a outras cidades para efetuar o que precisa ser feito.

O tempo gasto nesses processos burocráticos é muito grande se considerarmos que, ao assinar um documento de forma eletrônica, o tempo levado é de apenas alguns instantes.

2.     Economia de recursos.

Como mencionado, ao se locomover até unidades de atendimento ou empresas que requerem assinatura de indivíduo, você perde tempo. Mas, além disso, também gasta recursos com locomoção, como combustível, dinheiro com estacionamento, além de outros eventuais custos.

Sendo assim, com a assinatura digital, tanto seu bolso quanto seu tempo são otimizados.

3.     Segurança

Todos sabem que, infelizmente, a internet não é um ambiente livre de eventuais ataques de hackers.

Isso faz com que muitas pessoas ainda tenham medo de passar informações pessoais e recorrerem a certos serviços de forma eletrônica.

No entanto, a segurança envolvida no processo de assinatura digital é extremamente alta, com criptografia, que são códigos criptografados invioláveis.

Além disso, ao assinar um contrato ou qualquer outro documento com assinatura digital, a validade é a mesma que a assinatura física reconhecida em cartório: garantindo segurança no processo de reconhecimento do indivíduo do começo até o fim do trâmite.

4.     Sustentabilidade

É claro que não podemos deixar esse fator de fora, pois, com a assinatura digital, diminui-se a incidência de impressões de papeis.

Embora isso pareça ínfimo, no fim das contas, com adeptos no mundo inteiro, a quantidade de papel poupada é muito grande, diminuindo o impacto ambiental.

Além disso, muitas empresas podem se beneficiar com reversão em créditos de carbono quando se valem de assinatura digital, o que pode ser especialmente benéfico para as empresas que trabalham com grande volume de contratos ou documentos que precisam ser assinados.

Recorrer a assinatura digital é, certamente, um avanço no mundo dos negócios, pois permite uma série de benefícios e contribui à desburocratização do país, tornando-o mais dinâmico e, ao mesmo tempo, seguro.

ÁREA EXCLUSIVA PARA CLIENTES

Fique por dentro de tudo o que acontece na Record.
Informe o seu email e participe de nosso mailling.

(43) 3323-0387
(43) 98827-1529
R. Gumercindo Saraiva, 91 Boa Vista - Londrina, PR CEP: 86015-250